Quem vive em Santa Maria há alguns anos, vem notando algumas iniciativas interessantes no ramo da gastrônomia, vou dedicar algumas linhas para elas, pois tenho certeza que se conseguirmos fazê-las prosperar iremos ter cada vez mais diversidade e qualidade naquilo que consumimos.
Desde criança, adorava experimentar coisas novas, lembro até hoje do cachorro quente (com pão no vapor) do Zeppelin da Praça Saturnino de Brito, dos filés e galetos do Augusto e do Vera Cruz, do feijão mexido do Panela de Ferro, do filé do Los Troncos, do spaghetti al funghi secchi do Macheroni, do filé a milaneza recheado o Fritz Krug, das panquecas do Panaceia e tantas boas lembranças que agora me fogem, mas tenho certeza que os leitores vão me auxiliar nessa empreitada de recordar a memória gastronômica de Santa Maria e seus personagens.
VÍDEO: aprenda a fazer uma Salada Capadócia para acompanhar massas
Porém hoje vou falar de duas iniciativas que vem me chamando a atenção: a Divina Gourmeteria e o Tuyo.
A Divina Goumeteria é uma delicatessen localizada na General Neto esquina com a Travessa Cassel, próxima a Fernando Ferrari. Ali encontramos uma diversidade de produtos de boa qualidade dedicados a arte de comer e preparar bons alimentos, os destques que faço são os presuntos crus e embutidos da Península Ibérica e Itália, e os queijos europeus maravilhosos. Além disso tudo, ali também funciona uma fábrica de massas e molhos (o Engenho da Pasta), cujas opções são de extremo bom gosto e os molhos parece que saíram daquela panela de ferro que ficou horas no fogão a lenha. Qualquer coisa, falem com o Andre que ele aconselha divinamente.
Ainda sinto falta de uma diversidade maior de oferta de vinhos, mas nada que não nos desafie a procurar as melhores harmonizações com esses saborosíssimos produtos, vão duas dicas: para os presuntos crus, experimento um vinho Jerez Oloroso e para os queijos de massa mole um bom Riesling (de preferência alemão).
VÍDEO: aprenda a fazer sorrentinos a moda do chef
O Tuyo é a novidade do Shopping Praça Nova, um restaurante com tendências peruanas, mas vai muito além disso. Em primeiro lugar cabe comentar que a gastronomia peruana está super conceituada, dos 50 melhores restaurantes de 2017, segunda a revista britânica Restaurant, 3 estão em Lima: o Central, o Maido, o Astrid y Gaston, que ocupam, respectivamente, as posições 5, 8 e 33. Isso se dá por que o Peru está investindo em turismo gastronômico e bons produtos (hoje ele é o maior exportador de aspargos frescos do mundo).
A cozinha peruana é essencialmente fusion, principalmente com a cozinha japonesa, e é examente o que nos apresenta o Tuyo. Porém, não imagine uma mistura de peixe cru, com milho e batatas. Os pratos que provei estavam meticulosamente apresentados e bem preparados.
VÍDEO: aprenda a fazer uma Tilápia ao Forno
Iniciamos com duas entradas: os Camarones Crocantes en Salsa de Maracuya - servidos numa cama de pure de batatas decorado com flôres comestíveis e o molho de maracujá a parte; o Hot Tuyo Acevichado, delicioso, um dos pontos altos, lembra um sushi quente coberto com um ceviche clássico. Harmonizamos as entradas com um espumante Rosé Terroir da Cave Geisse.
Pedimos como pratos principais: é claro, um Ceviche Tuyo, peixe na consistência correta e alguns camarões crocantes; um Cerdo Glaseado com Arroz Chaufa, uma barriga de porco se desmanchando acompanhada de um arroz frito e bem temperado; e um Espaguetis a la Huancaina com Lomo al Jugo, uma massa com molho de queijo e pimentas (principalmente o Aji Amarillo), levemente picante, originário da região central do Chile (província de Huancayo) cobertas com cubos de filé mignon grelhado. Harmonizamos com um Riesling da Alma Única, pois os pratos de porco e peixe eram maioria, mas o prato de massas suportaria tranquilamente um tinto de médio corpo (um merlot ou syrah). Finalizamos com uma torta 3 leches, excepcional.
VÍDEO: aprenda a fazer banana tatin e sorvete de canela
O cardápio ainda nos oferece opções de saladas, frango, alguns drinks típicos e dois sanduíches para quem tem pressa. O atendimento foi muito bom, com o pessoal bem treinado e a cozinha funcionando como um relógio. Ainda, com poucas opções de vinho, mas invente as suas combinações.
Finalizo convidando a todos para provarem as delícias da Divina Gourmeteria e do Tuyo e desejar vida longa a esses empreendimentos. Até nossa próxima orgia enogastronomica.